Minha alma está em brisa, de Mário de Andrade

    Como Mário de Andrade há cem anos conseguiu expressar com tamanha clareza o que eu venho sentindo? Essa é mais uma prova que pouco importa o tempo que vivamos. O tempo sempre trará um grande oportunidade de aprendizado, por menor que ele seja. Mas precisa ser vivido com intensidade e desprendimento. Como o glorioso Mário de Andrade escreveu, a oportunidade é única e não pode ser desperdiçada.
    Compartilho do mesmo sentimento agora que me aproximo dos 60 anos. A vida precisa não só de metas, projetos e propósitos, mas sentido essencialmente. Este é o diferencial que a maturidade nos trás. Não precisamos provar nada a ninguém ou competir tolamente com quem idealizamos, que acreditamos ser melhor que nós.
    Hoje vejo o quanto aprendi, quando vislumbro que todos nós somos únicos e imperfeitos e longe de ser um problema, é uma lição de humildade. É justamente na maturidade, que finalmente chegou com tudo, que me permite dar um sentido maior e abrangente para os últimos anos da minha vida. Sigo agregando qualidade à minha existência, cuidando da minha saúde física, mental e emocional. 
    Umas das muitas conquistas que obtive foi de reconhecer o quanto a minha vida tem valor. Olhar para o passado, assumir os erros e acertos, me transformaram no que sou hoje. As experiências que vivi foram feitas sob medida para mim, disso eu tenho certeza. Mas eu não cheguei até aqui sozinho. Meus pais foram essenciais e continuam sendo, mesmo não estando mais entre nós. Os exemplos que me deram, a parceria segura, o incentivo e o apoio para prosseguir diante dos meus medos, a cumplicidade envolvente foram determinantes. Minha pequena família, meus pais e minha irmã, era tudo que eu precisava.  Depois me encontrei ou fui encontrado por Cafh, meu caminho de desenvolvimento espiritual, que me livrou dos dogmas e deixou claro o porquê de me sentir tão diferente no mundo. Eu sentia que destoava em muitos momentos, principalmente quando não concordava com atitudes consideradas banais, mas que me deixavam perplexos diante das pessoas que convivi.
    Hoje sinto tudo diferente. Ainda luto contra ressentimentos da minha infância, mas estou caminhando para uma compreensão maior, pois nada mais posso fazer. O passado, passou. Eu não iria escrever nada para deixar espaço para as certezas do Mário de Andrade, mas foi uma homenagem sincera ao escritor e sua sensibilidade atemporal. Se a pandemia permitir, vou ler no meu aniversário em 2021 a mensagem a seguir:

Minha alma está em brisa

Contei os meus anos e descobri que tenho menos tempo para viver a partir daqui, do que eu vivi até agora.
Eu me sinto como aquela criança que ganhou um pacote de doces; O primeiro comeu com prazer, mas quando percebeu que havia poucos , começou a saboreá-los profundamente.
Já não tenho tempo para reuniões intermináveis em que são discutidos estatutos, regras, procedimentos e regulamentos internos, sabendo que nada será alcançado.
Não tenho mais tempo para apoiar pessoas absurdas que, apesar da idade cronológica, não cresceram.
Meu tempo é muito curto para discutir títulos. Eu quero a essência, minha alma está com pressa...Sem muitos doces no pacote...
Quero viver ao lado de pessoas humanas, muito humanas. Que sabem rir de seus erros. Que não não ficam inchadas, como seus triunfos. Que não se consideram eleitos antes do tempo. Que não ficam longe de suas responsabilidades. Que defendem a dignidade humana. E querem andar ao lado da verdade e da honestidade.
O essencial é o que faz a vida valer a pena.
Quero cercar-me de pessoas que sabem tocar os corações das pessoas...Pessoas a quem os golpes da vida, ensinaram a crescer com toques suaves da alma.
Sim...Estou com pressa...Estou com pressa para viver com a intensidade que só a maturidade pode dar.
Eu pretendo não desperdiçar nenhum dos doces que eu tenha ou ganhe...Tenho certeza de que eles serão mais requintados dos que os que comi até agora.
Meu objetivo é chegar ao fim satisfeito e em paz com meus entes queridos e com a minha consciência.
Nós temos duas vidas e a segunda começa quando você percebe que você só tem uma...

Comentários

Postagens mais visitadas