Hoje é Dia de Reis

Hoje é o Dia de Reis. Acordei hoje querendo ouvir uma voz que me é familiar há 50 anos. E não perdi tempo. Logo que pude, liguei para uma das minhas primas mais amadas que aniversariava hoje. Apesar de estar distante fisicamente, a única forma de contato que tenho com ela é um celular, pois nem o seu endereço tenho. Mas não existe distância que diminua o que sinto por ela.
Fiz a ligação um pouco antes da hora do almoço, de forma a não interromper a sua refeição, pensei eu. As palavras trocadas foram poucas, mas suficientes para que eu soubesse que ela estava bem. Nossa amizade é antiga e por muito tempo aprendi, observando suas grandes limitações físicas, a ser um primo presente e disponível a ajudar. Foi bom ser ouvido e reconhecido depois de tanto tempo. Melhor ainda, ouvir a sua voz.
Cresci convivendo com as dificuldades e dramas que ela passou e nunca fui capaz de tratá-la com diferença. E olha que eu aprendi cedo o significado da palavra preconceito.
Havia dentro de mim um profundo respeito diante do sofrimento que ela experimentava diariamente. A paralisia cerebral trouxe um grande comprometimento em seus movimentos, mas não foi capaz de afetar o amor espontâneo e a cumplicidade que surgia entre nós. Apenas pessoas muito fortes seriam capazes de sobreviver diante de desafios dessa ordem. Assim, minha prima era uma guerreira aos meus olhos.
Meus primos e primas achavam que eu era bobo, afinal qual era a graça em brincar com ela? Pude sentir com clareza o quanto foi rejeitada por sua condição especial e os olhares preconceituosos que a excluíam continuamente da convivência do "mundo dos vivos".
Por outro lado, via uma relação de amor intensa com sua mãe. Esse amor também trazia um misto de revolta, que por vezes fugia ao controle.
Acompanhei-a bem de perto até a idade adulta e o agravamento de seu quadro físico. É uma agonia lenta e cruel, que a levou hoje a ficar a maior parte do tempo em uma cama. Sem contar, os remédios fortes usados para controlá-la, que prejudicam sua fala e seu raciocínio.
Não sou mais capaz de descrever o que sinto por ela. Eu apenas sinto o quanto a amo, apesar da distância física. O que vivi ao seu lado foi suficiente para solidificar uma amizade para sempre. O amor que ofertei e recebi, únicos. Isso faz uma diferença na minha vida e creio que na dela também, mesmo que não tenha a plena consciência.
Recordo-me da minha determinação em fazê-la andar de bicicleta sem rodinhas! Quantas vezes com muito orgulho a segurei para que pudesse dar pequenos passos. Era legal pedir para que me penteasse (quando eu tinha cabelo), ou quando ao voltar da praia, pedia a sua ajuda para retirar a pelinha das minhas costas!
E quanto aos seus inesquecíveis aniversários? O cachorro-quente maravilhoso, o bolo de amendoim, recheado de leite condensado e ameixa e o refrigerante de Q-suco?
Legal era ver quase toda família reunida para o ruidoso "parabéns para você"! Tínhamos muito o que comemorar. Ela era e é uma guerreira e a cada aniversário, mas uma vitória para ser comemorada. Esse momento era uma celebração para ela, pois nos via todos juntos.
 
Hoje vejo a minha filha agindo com a mesma paciência e carinho com uma amiga especial. Eu toda vez que vejo as duas juntas, preciso lutar para conter as lágrimas. Seria como sentir aquilo que já experimentei por muitos anos. Mas me orgulho muito de ter semeado esse amor desprendido em minha filha e vejam, eu sabia que tinha feito.
Hoje a minha prima irmã faz 50 anos. Pela primeira vez não vou poder abraçá-la, beijá-la e segurar as suas mãos. Não vai ser possível olhar em seus grandes olhos castanhos e brincar com sua idade. Não tínhamos muitos assuntos em comum, mas as mãos estariam juntas, assim como a nossa cumplicidade de tantos anos.
Já pedi a Deus por milagres e vê-la curada seria o maior deles. Mas tenho que aceitar a realidade, que esse milagre não aconteceu por uma razão que ainda desconheço. Mas eu creio que um dia Deus me dará a oportunidade de encontrá-la livre da prisão em que seu corpo vem se transformando. Nesse dia, estarei realizando um encontro tão esperado. O amor que sinto por ela estará intacto para esse encontro.
Parabéns, querida Lulu! Que Deus te guarde e abençoe em seu infinito amor.

Comentários

Postagens mais visitadas