Votos para seguir com coragem!

Eu mal sei por onde começar. A insegurança baseia-se no tempo que deixei de escrever nesse blog e nos acontecimentos surpreendentes, apesar de previsíveis, que aconteceram nos últimos dias de 2015 e nos primeiros de 2016. 
Tenho muito o que escrever aqui. Escrever muito para colocar todos os desafios que tenho enfrentado e que conseguiram tirar por alguns instantes as minhas certezas diante das relações humanas. Posso dizer que é duro ser incompreendido, caluniado e traído. Também dói quando vem de pessoas que tem o meu sangue ou que conviveram por mais de uma década comigo. Sinto-me entristecido diante desse quadro, mas com a minha consciência serena.Venho aprendendo a ser compreensivo, transparente e corajoso, mesmo sabendo que a minha paciência tem se esgotado rápido. Mas o interessante é perceber que para alguns, sou muito diferente. Não acredito em julgamentos precipitados e levianos de quem não me conhece ou se quer tenha se esforçado em me conhecer. Como sustentar uma amizade quando a minha presença tensiona e traz à tona, sentimentos contraditórios?
Sou discreto e descobri que incomodo pelo que sou. E o que posso fazer, se não fiz nada para ouvir e passar pelo que venho passando hoje. São questionamentos dos quais já tenho todas as respostas.
Em minhas meditações diárias, escuto de Deus o quanto preciso ser compreensivo e ter compaixão. Agora, algo dentro de mim se revolta por se sentir usado, por ferir quem eu amo.  
Tenho aceitado não ter mais o controle das situações em que esteja envolvido. Para ser sincero, não deixo a vida me levar. Mas dou a oportunidade a mim mesmo de deixar as situações se resolverem sem criar expectativas de domínio e resultados. Em suma, assumo a parte que me cabe e que cada um faça o que lhe couber de direito. Chega de ser parceiro de quem não sabe o que é parceria. Chega de ajudar, quando o outro só quer usar. Estou farto de meias verdades, meias mentiras, da falta de comprometimento e falsos silêncios. Prefiro e reconheço só aqueles que falem diretamente comigo, qualquer desconforto que sintam em relação a mim. Os que guardam silêncios rancorosos, aos que  lentamente destruíram relações de afeto comigo, torço agora para que sejam felizes em sua caminhada. Eu não estarei mais ao lado de ninguém que me odeia ou me inveje. Não farei vista grossa aos deslizes de mais ninguém. Eu não preciso da aceitação ou reconhecimento do mundo para cumprir o que devo fazer. A distância que quero é física, pois a emocional ou foi destruída ou nunca existiu. 
Eu tenho me transformado e me confrontado com desafios únicos. Mas nunca me senti tão fortalecido desde que dei os meus votos. Votos que passaram a dirigir a minha vida, que ampliaram a visão das minhas potencialidades e dificuldades. Votos que me tornaram consciente de que existem propósitos grandiosos para nós e que poucos conseguem vislumbrá-los e realizá-los. Tornei-me um homem que exercita o seu livre arbítrio com coragem, sem receio de seguir acertando sempre. Tenho para mim que um erro pode se transformador quando assumimos a capacidade de aprender com ele.
Tenho vivido dias de esperança, apesar de tudo que tenho ouvido e presenciado. Mas já senti raiva e nutri ressentimentos há pouco tempo. Por sorte duraram pouco. Percebi que não valia a pena investir em pessoas que não querem aprender. Mas eu estou pronto, a cada amanhecer, a dar continuidade a minha vida. Tenho muito que agradecer. E sempre estarei aos pés de Deus agradecendo e pedindo. Pedindo? Claro! Que mal há em pedir uma ajuda? Pelo menos, sei que hoje sou ouvido e o melhor de tudo, aprendi a ouvir o que Ele quer de mim.

Comentários

Postagens mais visitadas