Vamos fazer a diferença


Quais são as dificuldades reais de cada um para tornar o nosso caminho vida?

A maior dificuldade é estar continuamente envolvido nele. Ter consciência dos efeitos que causamos com nossos pensamentos e sentimentos no meio em que vivemos é um trabalho que nos exige um envolvimento real em nosso caminho.
Muitas vezes, somos capazes de perceber que um pensamento ruim é prejudicial, primeiramente a quem nos dirigimos e depois a nós mesmos. A mesma situação, acontece quando falamos, tomados pela emoção e não fazendo uso de nossa racionalidade e desprendimento. Um pensamento ruim em nada nos acrescenta, apenas nos coloca em uma posição defensiva em relação ao que nos cerca, impedindo-nos de ter uma percepção mais abrangente e humana.
Tenho sido levado a rever meus pensamentos e a maneira pela qual me coloco diante das pessoas. Se buscamos uma vida com maior significado e sentido, precisamos aprimorar, ampliar ou até mesmo descartar posturas herdadas que foram construídas ao longo de nossa vida.

No dia-a-dia, somos envolvidos por situações que nos obrigam a agir e falar de forma diferenciada para cada pessoa. Neste momento, não podemos usar a separatividade, pois ela desagrega, mas o bom-senso e o respeito para tomar atitudes firmes e ao mesmo tempo, amorosas.
Mas é importante, que a nossa realidade não nos deixe cegos para perceber o quanto somos semelhantes. Todas as almas merecem atenção, assim como seus pontos de vista e atitudes, mesmo que sejam contrários a nós.
Assim, deixamos de fazer parte de um mundo diferenciado, e passamos a fazer a diferença no mundo. É importante perceber que isso não nos torna melhores ou superiores, mas nos possibilita criar condições para que nossas palavras e atos tenham um significado maior e consigam abarcar um número maior de seres humanos. Façamos isso dentro da humildade silenciosa do coração.
Sempre soube que os atos falam mais que as palavras. Mas as palavras quando bem usadas, podem potencializar nossos atos e estimular nosso crescimento espiritual. Como é importante mudar pontos de vista e criar novas possibilidades!
Lembrar no dia-a-dia o pensamento mais negativo ou a palavra mais cruel que fazemos uso para nos defender ou atacar, dependerá do grau de consciência e percepção que temos de nós mesmos, e até da possibilidade real de estarmos equivocados.
Da mesma forma, o pensamento mais positivo e as palavras mais doces, quando ditas com sinceridade, podem ter um poder de expor o que melhor temos dentro de nós, o amor incondicional e o reconhecimento que estamos no caminho cheio de possibilidades.
(Síntese do meu trabalho de Cafh para 2008)

Comentários

Postagens mais visitadas